Moto para Cross, motos de motocross, tornado de trilha, Motocross!

Moto para Cross

Quem deseja uma moto para cross e pensa em adaptar uma moto de trilha deve saber que seu desempenho nunca será o mesmo, embora melhorias possam ser realizadas.

Instalar protetores de mão e peito de aço é uma tarefa relativamente fácil. É interessante também utilizar um cabo de aço nos pedais de freio e marcha. Assim, galhos não entrarão no pedal.

Nas manetes de moto de cross, fazer um corte com serra é recomendado, assim terá um ponto mais fraco que, se quebrar deixará um pedaço para ser usado.

As suspensões da moto de Motocross devem ser amolecidas, de forma a absorverem impacto ao passar pelos obstáculos da trilha, diminuindo os pulos que geram perda de tração e de estabilidade, além de sobrecarregarem o piloto.

A suspensão das motos para motocross deve ser adaptada por pessoa qualificada.

O escapamento das motos de motocross pode ser por torque, sendo este o melhor para trilha. No tipo em que se depende de rotação para se ter rendimento, é necessário uma rotação muito elevada.

Alongue a relação, sem exagerar para não forçar a embreagem. Na tornado de trilha, que tem 5 marchas (250 cilindradas) as relações de câmbio são muito próximas sendo difícil adequar a primeira marcha forte e velocidade final. Devido ao pouco espaço entre uma marcha e outra, não se perde muita velocidade na troca.

Para evitar que entre água, é necessário vedar o filtro de ar por baixo e laterais, mantendo uma saiba embaixo para que drene algo, se necessário.

O Motocross, esporte radical, utiliza motos fortes, tipo Enduro ou rally e pode acontecer em circuitos diversos, sempre fora da estrada e com bastante obstáculos naturais.

As motos de cross da Yamaha mudaram a cara do Motocross, sendo pilotadas em 1985 por dois pilotos americanas Rodney Smith e Kenny Keylon, que impuseram um show radical.

Em competição, a moto de cross Yamaha são azuis, enquanto as da Honda vermelhas e a moto de cross kawasaki verdes.

Entre as motos Honda, as Motocross CRF 450 e Motocross CRF 250 são destaque nas pistas.

Motos de Cross